Você nasceu para Liderar

 em Liderança, Motivação

A liderança é um dos temas mais escrito e discutido em todo mundo, mas poucos compreendem de fato o seu significado.

Todos falam sobre ela, mas poucos compreendem. A maioria das pessoas deseja cultivar uma alta capacidade para exercê-la, mas poucos de fato conseguem. Antes de entrarmos no tema, vamos definir e analisar o que é LIDERANÇA?

“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para realizarem entusiasticamente um mesmo objetivo para um bem comum”.

Quando a citação diz que a liderança é uma habilidade, podemos substituir essa palavra por aprendida. Então quando dizemos que a liderança é aprendida, chegamos à conclusão que as pessoas não nascem lideres e sim, se fazem lideres ao longo do tempo. As pessoas nascem com tendências à liderança como, por exemplo, na escola, uma criança que toma a frente de uma apresentação porque os amigos estão com vergonha, é tendência de liderança desde a tenra idade.
Mais e mais pessoas reconhecem o valor da liderança, mas ainda assim poucos trabalham para se tornarem líderes de alto desempenho. Qual a razão disso? Apesar da infinidade de livros, e-books e de cursos sobre o tema, muitos acham que a liderança não é para eles, provavelmente por considerarem um dos equívocos seguintes:

NÃO SOU UM LÍDER NATO, LOGO, NÃO SOU CAPAZ DE LIDERAR.
Como abordamos acima, líderes não nascem líderes de fato. Na verdade, sim, nascem. Nunca conheci um líder não nato e nem gostaria, na verdade, o que quero dizer é que nossa habilidade para liderar pessoas não é determinada no nascimento. Embora seja verdade que alguns nasçam com mais talentos, com tendência, não quer dizer que sejam já lideres preparados para assumir uma posição tão importante na vida das pessoas. Entretanto, todos têm o potencial para tornarem-se líderes. Além do mais, a liderança pode ser desenvolvida e melhorada por todos aqueles dispostos a se esforçarem para atingir um grande desempenho.

UM TÍTULO E LONGEVIDADE NO CARGO ATUAL, AUTOMATICAMENTE ME FARÁ LÍDER.
Acredito que esse tipo de pensamento era mais comum no passado, há uns 20 anos atrás, mas ela ainda persiste hoje em dia, uma vez que as pessoas acham que precisam ser designadas para um posto de liderança quando, na verdade, tornar-se um bom líder requer determinação e algumas ferramentas básicas. Você pode ter um título e estar há anos em um cargo e, ainda assim, ser incapaz de liderar, e pode também não ter nenhuma dessas duas coisas e ser um ótimo líder.

EXPERIÊNCIA DE TRABALHO FARÁ DE MIM AUTOMATICAMENTE UM LÍDER DE FATO.
A liderança é como a maturidade, ou seja, não vem com a idade. Às vezes a idade chega sozinha. E mais: a estabilidade em um cargo não desperta a habilidade da liderança, na realidade, essa permanência representa, antes de tudo, um direito conferido, e não a capacidade de liderar.

ESTOU ESPERANDO UM CARGO PARA COMEÇAR A MINHA EVOLUÇÃO COMO LÍDER.
Essa última premissa tem sido a mais frustrante de todos os motivos para não querer se desenvolver na liderança. Muitas pessoas esperam conseguir uma promoção para um cargo de maior responsabilidade para começarem a se preocuparem com essa questão. Muitas vezes quando percebem, já é tarde, ou até mesmo, não conseguem a tal promoção. Precisamos nos atentar a esse tema desde já, pois o mundo está mudando e não espera ninguém se decidirem depois.

Para finalizar esse artigo, quero deixar um trecho de um vídeo motivacional chamado TEMPO DE PREPARO:
“E o que falta para nós? O que falta para essa sociedade, para essa cultura que nos empresta a morte o tempo todo, que nos oferece a morte o tempo todo? Falta a capacidade de dizer não e dizer sim. Falta Coragem. A Coragem é o resultado final das nossas possibilidades e dos nossos limites. A coragem é o fruto final daquilo que você conciliou, de tudo aquilo que você tem de defeito e qualidade. Você reuni tudo isso e mesmo assim você vai, você luta, e é isso que nós precisamos aprender, voltar a lutar. O mundo irá nos fragilizar, para que a gente se enfraqueça, para que a gente não possa, para que a gente não permaneça em pé. É o ser humano que você percebe que a vida não está passando por acaso. Todas as possibilidade para aprender, para ser melhor, para ser maior, aquilo que verdadeiramente afeta a nossa alma não pode ser por acaso. Aquilo que verdadeiramente nos convence, não é por acaso. Quantos heróis já passaram pelo mundo? Quanta gente fez sucesso há 20 anos atrás? Não há um ser humano grande sem preparo. Chega dessa ilusão que poderemos chegar em algum lugar sem sacrifício, sem luta. É preparo, é dia-a-dia”.

VOCÊ NASCEU PARA LIDERAR, EVOLUÍ-SE!

Fonte: https://bit.ly/2SeYSrR

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt