O seu CEO está pronto para o futuro? 5 dicas para prosperar na era digital

 em Gestão, Liderança, Líderes de TI, Negócios

Executivos de TI compartilham seus conselhos para liderar na era digital

O seu CEO administra a empresa há 10 anos e está há 30 anos no setor. Ele é visionário e flexível e dinamizou o negócio durante a mudança de mercado. Também evoluiu a cultura de maneira apropriada e sempre superou a concorrência. O seu CEO conhece o negócio e sabe como cultivá-lo. Até agora.

Com as tecnologias digitais mudando o mercado, o comportamento do cliente, o desenvolvimento de produtos, o comportamento da força de trabalho – e praticamente todo o resto – o modelo de negócios da sua empresa está à beira de uma tremenda transformação.

A posição que a sua organização ocupou confortavelmente até agora não será mantida. Se o seu CEO não reconhecer a magnitude histórica da mudança da era industrial para a era digital, ele verá, mesmo daqui a cinco anos, menor envolvimento do cliente, receita, talento e participação de mercado.

Como você gosta do seu CEO e deseja que ele e a sua empresa prosperem na era digital, será necessário educá-lo sobre as mudanças que estão ocorrendo e a nova perspectiva que deve ser adotada. Executivos de TI compartilharam os seus conselhos para os CEOs cujas empresas estão à beira da transformação. Confira.

Não subestime a magnitude da mudança

Assim como a economia industrial era muito diferente da agrária, a economia digital apresenta um afastamento radical da maneira como fizemos negócios nos últimos 100 anos. Não podemos mais confiar em suposições sobre processos, produtos e comportamento do cliente. Drew Brown, CIO do Union Bank and Trust, diz bem: “As carreiras das pessoas serão impactadas. Obtenha o máximo de buy-in possível em cada etapa do processo e continue ganhando. E planeje que a sua empresa seja diferente: pegar o que você tem e torná-lo ‘digital’ é uma falha garantida.”

Digital é sobre cultura, não tecnologia

Para ser claro, a tecnologia é o principal fator de toda essa mudança. Sem avanços na inteligência artificial, no aprendizado de máquina, no big data e na Internet das coisas, não estaríamos entrando em carros da Uber, acessando informações de conta por voz e desfrutando de um envolvimento sem atritos com os nossos serviços favoritos. Mas o maior obstáculo a todas essas mudanças que a inovação tecnológica provocou é a cultura.

A cultura está arraigada nos próprios fundamentos da sua empresa e requer um esforço de gerenciamento de mudanças contínuo. Como Rajesh Hassija, diretor digital da Infosenseglobal, coloca: “Tudo começa com a mudança cultural. Concentre-se nas atitudes e comportamentos dos seus funcionários e aprimore os processos de negócios existentes. Se você não conseguir uma mudança de paradigma na cultura e no processo, não perca tempo olhando para as tecnologias digitais. Um investimento em tecnologias apenas ocultará o problema por algum tempo até que ele se revele novamente.”

Se você não tem dados, não se preocupe

Se cada uma das suas unidades de negócios tiver um conjunto diferente de informações do cliente e ninguém puder concordar em como categorizar as suas linhas de produtos, não gaste o seu dinheiro em inteligência artificial. O gerenciamento de dados é difícil de estabelecer, mas é a base do crescimento da sua empresa. Resista aos apelos dos seus líderes por melhores relatórios até que você saiba exatamente de que dados você precisa e por quê. Como afirma Mark McGovern, vice-presidente sênior de arquitetura estratégica do Citi, “tudo se resume ao básico, incluindo a normalização de dados e o aumento da qualidade dos dados subjacentes. Sem isso, IA e ML produzirão resultados insignificantes.”

Escolha o líder certo

Quem deve liderar a sua transformação digital? Seu CIO, Chief Digital Officer, presidente do seu novo negócio “digital”? Ao refletir sobre isso, lembre-se de que você não precisa de uma estratégia digital, precisa de uma estratégia de negócios definida, em grande parte, pelo advento das tecnologias digitais.

Depois de entender que a sua estratégia digital é uma estratégia de negócios, você pode escolher o líder certo e seguir os conselhos de Gary Scholten, CIO e Chief Digital Officer do Principal Financial Group: “Atribua alguém com experiência digital significativa para liderar a estratégia de negócios da empresa e faça com que ela ou ele seja responsável por conduzir a transformação digital dentro da sua estratégia de negócios.”

Digital é uma capacidade que pertence a todos

Certamente, o seu CIO é responsável por selecionar o novo fornecedor de IA ,e a equipe de TI está projetando a sua arquitetura de big data. Mas a liderança da TI em tecnologias digitais não deixa os outros líderes, de outras unidades, por fora do que está acontecendo. Digital não é um conjunto de tecnologias, um departamento ou um novo P&L. O digital é um recurso que – assim como a inovação, o gerenciamento de custos ou o trabalho em equipe – deve ser uma parte essencial do trabalho de todos.

“Não considere a transformação digital uma estratégia separada ou autônoma”, diz Scott Hicar, vice-presidente de melhoria de processos de negócios e CIO da Benchmark Electronics. “O digital é difundido e onipresente nas suas estratégias de crescimento, operação e pessoal. É uma sobreposição para toda a estratégia.”

Os CEOs podem ser vítimas do seu próprio sucesso. Eles geralmente são tão bons no que fazem que se baseiam em estratégias herdadas que não funcionam mais na era digital. Assim como a cultura da sua empresa, eles ficam presos em uma mentalidade ultrapassada que começa a se mostrar desfavorável. E os seus próprios conselheiros, o conselho de administração, também estão presos em uma mentalidade antiquada.

Faça um favor ao seu CEO: mostre a ele de onde vem a nova concorrência, forneça informações sobre mudanças de comportamento do cliente e avise que os profissionais de hoje exigem um ambiente de trabalho totalmente novo. Seja implacável em seus esforços para mudar a perspectiva dele e seja recompensado com todas as oportunidades de uma empresa adaptável e próspera.

Link: https://bit.ly/36dfmIa

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt