Engula suas lágrimas e chore doenças!

 em Coaching

“Chorar é diminuir a profundidade da dor.”

William Shakespeare

Seja por felicidade, tristeza, raiva ou medo, saiba que o choro é extremamente importante para sua saúde!

Quando nascemos, a segunda coisa que fazemos (depois de respirar) é chorar! Quando crianças somos identificados com problemas quando choramos e, já adultos, devemos conter nossas lágrimas em público para que não sejamos julgados!Pior ainda é a atitude da sociedade para com os meninos, que crescem ouvindo a clássica frase de que “homem não chora” e acabam sendo obrigados a esconder seus sentimentos por toda a vida sem saberem que a falta da capacidade de demonstrar emoções pode lhe acarretar sérios problemas emocionais.

Ora, reflitamos: se o choro faz parte da vida assim como respirar, comer e dormir, porque temos que reprimi-lo? Por que não chorar? Por que a sociedade nos impõe, desde crianças, a necessidade de não revelarmos nossos sentimentos? Por que temos que esconder nossa insatisfação, tristeza ou raiva?

Choramos porque nos emocionamos, porque temos sentimentos, por que estamos vivos! Além disso, produzimos lágrimas 24 horas por dia e nossa lágrima é importante para que lubrifiquemos nossos olhos! Se o choro faz parte do funcionamento do corpo humano, algo de importante deve haver nele não? É necessário entender que, se não choramos lágrimas, choramos doenças, as tais doenças psicossomáticas, as quais revelam um choro forçado, escondido e presente em um corpo que não aguenta mais sofrer os maus tratos de seu próprio dono!

Entenda que tudo o que você pensa você sente! Mente e corpo estão extremamente conectados a ponto de, se você tiver problemas emocionais, seu corpo será diretamente afetado e revelará uma doença psicossomática, a qual é geralmente aparece pela repressão de sentimentos e ideias. 

Agora que você já descobriu que o choro faz parte da vida, é preciso entender que ele precisa ser tratado com naturalidade desde a infância! Pedir às crianças que engulam o choro é extremamente nocivo, pois é muito importante que elas aprendam que chorar é importante e que, ao chorar poderão receber apoio e carinho de outros, aprendendo a oferecer carinho também! Ouvir frases como esta fazem com que estes futuros adultos percebam a frieza do outro para com eles e retribuam isso para o mundo!

Entender a relação entre a repressão de sentimentos e doenças é fundamental para pais, mães, educadores e todos em geral. O Choro libera hormônios que acalmam e anestesiam a dor, além de eliminar toxinas acumuladas pelo estresse. Em resumo, chorar nos ajuda a manter nosso organismo em ordem e nos traz de volta à tranquilidade para busca pela solução do nosso problema. Fora tudo isso, chorar melhora o humor e fortalece o organismo, já que a lágrima contém alto nível de hormônios que ajudam a diminuir o colesterol ruim e controlar a pressão sanguínea.

Portanto, da próxima vez que alguém chorar perto de você, deixe-o chorar em paz! Ouça e depois ofereça ajuda e um belo e gostoso abraço! Afinal, quem recebe apoio após chorar tem mais chances de solucionar melhor seus problemas!

Daniele Vendichetis é Coach de Vida e de Negócios e apaixonada por pessoas e pela solução dos problemas que as impedem de gerar expansão em suas vidas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt