Você já julgou alguém hoje?

 em Coaching

Quantas vezes nos pegamos julgando e rotulando pessoas por suas atitudes? Julgar é uma atitude muito fácil e prazerosa para seres humanos, sendo que muitos receberam uma educação onde se estimulou tal comportamento, tratando-o como sendo normal.

Porém, é importante relembrar que todo ser humano é falho e não deve ser julgado. Rotulá-lo por algo que fez ou faz é uma tremenda injustiça. Estudantes e profissionais aos montes são repelidos, entram em depressão ou levam traumas por toda uma vida por conta de um rótulo gerado dentro de instituições empresariais ou de ensino. Rotular ao outro, fazer bullying por suas atitudes ou diferenças, infelizmente, são práticas muito comuns e que podem acarretar problemas seríssimos na vida de muitas pessoas.

Vale ressaltar que rotular indica estado de permanência e é o ataque mais cruel que podemos fazer a um ser humano. No momento em que rotulamos, diminuímos a pessoa em uma única atitude, o que é extremamente injusto, porque um fato apenas não exemplifica a vida inteira de alguém.

Dizer que uma pessoa é fofoqueira, má, injusta, falsa ou triste não condiz com a verdade, uma vez que até pessoas más possuem famílias e entes queridos, dos quais ela cuida e se importa, ou seja, o contrário sempre pode ser verdadeiro. O mesmo vale para quando dizemos que uma pessoa é boa, alegre, feliz ou altruísta, pois ninguém é cem por cento do tempo genuinamente bom.

Todos temos um pouco de tudo e cabe só e somente a nós mesmos olhar para dentro de nós e refletir em cada uma de nossas atitudes sobre o quanto estamos agindo de forma adequada em cada situação em nossas vidas. Tentar enxergar a situação pelos olhos do outro é sempre um bom exercício e pode trazer respostas reveladoras sobre o problema.

Por fim, vale a reflexão: não existe gente X (rótulo), existe gente! Julgue o pecado e não  o pecador, pois se você se permitir ficar emocionalmente abalado pela atitude de um terceiro, você tem dois problemas: sua emoção e a situação vivenciada com ele(a).

————————————

Daniele Vendichetis é Coach de Vida e de Negócios e apaixonada por pessoas e pela solução dos problemas que as impedem de gerar expansão em suas vidas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt