Estas são as metas que CIOs devem buscar nos próximos anos

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Com a chegada de uma nova década, uma pergunta deve estar na mente de todo CIO: como a função mudará nos próximos 10 anos?

Estamos prestes a entrar em uma nova década, e é um ótimo momento para pensar no futuro. Como você deve saber, o termo ‘Chief Information Officer’ foi cunhado por William Synnott e William Gruber em seu livro de 1981, “Information Resource Management”.

A questão hoje, quatro décadas depois, é como a função mudará no próximo ano – e nos próximos 10 anos.

Para quais mudanças os CIOs devem estar preparados?

Os CIOs acham que há muitos desafios para os quais precisam se preparar. A segurança cibernética é a preocupação mais comum. Os CIOs enfatizam que as ameaças cibernéticas são perturbadoras para as organizações porque elas podem destruir a empresa por dentro e por fora. Os CIOs, de fato, acreditam que é necessária uma inovação em segurança ou que seu tempo, recursos e orçamento sejam firmemente cuidados nos próximos 10 anos. Eles veem isso como uma oportunidade para governos e fornecedores de nuvem melhorarem nessa questão. Como parte disso, os líderes de TI gostariam de ver multas mais pesadas aplicadas aos hackers.

Os CIOs também estão preocupados com o intenso ritmo de mudança. O desafio aqui se torna a velocidade necessária para a entrega. Isso é complicado pela crescente maturidade de tecnologias, incluindo IA, IoT, dados e análises. Os líderes de TI estão se perguntando o que a IA pode fazer pelas suas organizações. Como as empresas podem usar a tecnologia? Como a solução pode simplificar e aprimorar a resposta da equipe, bem como melhorar o atendimento ao cliente? E com isso, quais habilidades são necessárias para atingir o seu potencial? Aqui, os líderes de TI devem buscar soluções e não produtos. Eles precisam gerar valor nas oportunidades digitais e capacitar os colaboradores.

Parte da eficácia desses empreendimentos exige que os CIOs aumentem seu foco em agregar valor após a conclusão de um projeto. Com muita frequência, os projetos terminam na implementação e a equipe é dissolvida.

DevOps? Capturar o valor entregue envolve quantificar e obter ganhos, especialmente de iniciativas caras e demoradas, como CRMs. Apenas implementar um projeto não é suficiente. As equipes de TI precisam medir ganhos e analisar impactos. Enquanto isso, muitas implementações não estão usando todos os seus recursos e funções e, portanto, as equipes de TI estão pagando por licenças e taxas que não estão gerando valor.

Qual deve ser a principal meta do CIO para a próxima década?

Os CIOs acreditam que há um problema crescente em torno da retenção de talentos. Os líderes de TI precisam formar e manter equipes com as habilidades necessárias para o ritmo da mudança no mundo da tecnologia. Ao mesmo tempo, eles precisam contratar e desenvolver pessoas que realmente agregam valor à cultura e missão da organização e, ao mesmo tempo, fornecer recursos e apoio para conquistar o sucesso.

Essa mudança pode ser iniciada com uma análise da equipe. Como parte deste exercício, o time atual deve ser considerado para o planejamento da sucessão e devem ser criados planos de carreira para os funcionários considerados essenciais. Na era digital, trata-se de capacitar uma força de trabalho digital para preencher as lacunas de interação que ocorrem entre humanos, bots e IA.

Isso significa que os CIOs devem concentrar sua atenção no talento de arquitetura, nuvem, segurança, dados, mobilidade e IA. Fora desse processo, eles devem identificar líderes de tecnologia que entendam as soluções mais recentes e possam implementar mudanças técnicas. Para isso, é importante desenvolver os melhores talentos, independentemente das tecnologias mais recentes, o que deve incluir também o foco no apoio à diversidade.

Ao mesmo tempo, os CIOs precisam ajudar a sua equipe executiva a adquirir líderes de negócios que entendem de tecnologia. O objetivo deve ser se tornar um consultor de confiança, inclusive com o RH, em relação à experiência dos funcionários para que eles trabalhem com tecnologias emergentes. Isso pode exigir o desenvolvimento de habilidades, o aprendizado empresarial e o gerenciamento geral de pessoas. Também pode exigir modelos de negócios e fluxos de receita centrados no cliente. Juntar esses elementos com os líderes certos permitirá que os CIOs atraiam e retenham as melhores pessoas.

Qual deve ser o maior objetivo de transformação para os CIOs?

A partir do que foi dito acima, os CIOs entendem a transformação como uma disciplina de negócios focada na obtenção de resultados comerciais. A transformação nunca deve estar relacionada à adoção de novas tecnologias. Para os líderes de TI, ainda há muito a ser feito com os dados, que devem ser usados ​​dentro de restrições éticas. É importante ressaltar que eles acreditam que, se as organizações vão se transformar, os CIOs e os líderes empresariais precisam agir em conjunto. No lado da TI, os CIOs precisam transformar as suas expectativas. A transformação é maior que o CIO e a sua equipe. Ela envolve conhecer o que a empresa precisa e buscar a satisfação das necessidades.

A maioria das organizações não está fazendo o suficiente para coletar e usar dados para criar experiências ponta a ponta. Isso é importante porque a transformação bem-sucedida tem a ver com mudanças de experiência. Para funcionar, os CIOs devem fortalecer e trabalhar para criar uma cultura de TI e de negócios que seja amigável ao digital. Ao mesmo tempo, eles devem garantir que os projetos / produtos se concentrem nas tecnologias certas, incluindo: IA / ML, automação, low code / no code, RPA, DevOps e segurança cibernética. O digital, feito corretamente, garante que o cliente esteja totalmente conectado por todos os canais, incluindo o suporte a processos de back-end.

Os CIOs precisam deixar claro com as suas equipes, neste processo, que os projetos são para os negócios. Caso contrário, a TI falhará antes mesmo de começar.

Qual deve ser o maior objetivo geral dos CIOs em 2020?

Os CIOs dizem que a equipe deve ter mais foco no usuário final e focar na implementação e no design de soluções importantes. Isso significa melhor suporte à estratégia de negócios e identificação de tecnologias que possibilitam novas oportunidades de negócios.

Os líderes de TI que trabalham dessa forma mantêm a missão das suas organizações na vanguarda das iniciativas. Eles determinam o que os negócios precisam e maximizam o valor entregue. Isso começa com os CIOs se tornando líderes empresariais respeitados.

Os CIOs devem ser líderes que qualquer funcionário pode buscar apoio, independentemente da sua função na organização. Isso, no entanto, exige que eles se tornem um parceiro de valor agregado para os negócios. Os executivos devem apresentar continuamente soluções que vão das inovações básicas às complexas. A entrega envolve ter uma arquitetura técnica coesa com uma estratégia racional e articulada. Uma vez implementadas, podem ser desenvolvidas estratégias de pessoal, segurança e gerenciamento de dados.

Claramente, nenhum CIO pode pensar em apenas um objetivo, mas deve tentar abordar diferentes aspectos. Hoje, isso é fundamental. Lembro-me de visitar um grande banco italiano há vários anos, onde eles tinham mais de 200 KPIs piscando em grandes monitores. Isso não pode ser eficaz. Os CIOs devem praticar priorização e se concentrar na entrega com recursos completos.

Com quem os CIOs precisam se associar para cumprir as metas de 2020?

Os CIOs sugeriram que os líderes de TI se estabelecessem como um parceiro de colaboração crucial. Nesse processo, haverá muitos parceiros. O mais importante será a comunidade, o que inclui cada vez mais o CEO, a equipe de liderança e o conselho. Os líderes de TI afirmam que se preocupar com apenas um deles não é suficiente em um mundo em constante mudança. Por esse motivo, os CIOs precisam usar a palavra cliente sempre que possível.

A CIO Joanna Young diz que deve haver diversos graus de parceria, incluindo clientes, colegas, equipe, fornecedores e parceiros. Tudo isso precisa estar fortemente alinhado. O CIO deve, sempre que possível, atuar como um elo de ligação entre eles.

Agora é a hora de os CIOs se alinharem, unirem e transformarem. Os líderes de TI que conseguirem seguir esses conselhos fornecerão valor às empresas nos próximos 10 anos.

Link: https://bit.ly/2s58jms

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