Escolha da profissão: a primeira grande decisão

 em Coaching

Antes de completar os 18 anos, a maioria de nós é impelido a fazer a escolha da profissão que exerceremos pelo “resto de nossas vidas”. Mesmo que achemos essa escolha um tanto injusta, principalmente porque nessa fase da vida ainda estamos formando nossa personalidade, ela é real e necessária.

Existem alguns poucos privilegiados, menos de 5%, que tem muita facilidade nesse aspecto, principalmente por ter desde criança descoberto sua paixão, mas se você faz parte dos cerca de 95% que se angustia a cada dia que se aproxima desse momento de decisão, esse artigo é para você.

Segundo o último levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de estudantes que abandonam os estudos no nível superior chega a 49% e dos que se formam, cerca de 42% não atuam na profissão escolhida, a grande maioria resultado de uma má escolha.

A decisão da carreira profissional é a primeira grande escolha que fazemos

Mas calma, existe uma forma muito fácil de fazer a escolha certa e esse método se inicia com o autoconhecimento: Você sabe quais são os seus valores mais marcantes? Faz ideia do que seja a sua missão e propósito de vida? Sabe definir quais são os seus interesses mais marcantes? Você sabe quais são suas melhores habilidades? E seus talentos, você os reconhece?

De posse do autoconhecimento, tudo ficará mais fácil e prazeroso. A partir daí as perguntas serão: Em que tipo de trabalho meus talentos e habilidades serão mais bem utilizados? Com que perfil de pessoas eu irei me relacionar durante os próximos anos para ter mais sucesso? Que estilo de vida eu quero ter? Quais os meus objetivos e metas para os próximos anos?

Hoje temos dois tipos de profissionais competentes: Aqueles que até ganham bem, porém não são felizes naquilo que fazem, e temos aqueles que além de ganhar muito bem, tem qualidade de vida, são realizados no que fazem, não se importam se amanhã é feriado, final de semana ou segunda feira, são aqueles profissionais que chegaram na excelência.

Leve o tempo que precisar, mas levante todas essas questões sobre sua vida. Sua missão de vida é apenas sua, o que te impede de viver a que escolheu?

O coaching de carreira é um grande facilitador desse processo. Ele auxilia na decisão da profissão, no autoconhecimento e na inteligência emocional do coachee.

Principais benefícios do Coaching de Carreira para Jovens:

  • Definição consciente da futura profissão;
  • Melhoria no desempenho nos estudos;
  • Melhor posicionamento perante os colegas;
  • Melhoria nos relacionamentos com colegas, professores, gestores e pais;
  • Aumento significativo da maturidade e poder de decisão;
  • Aumento da inteligência emocional;
  • Aumento da autoestima;
  • Diminuição da timidez;
  • Maior poder de elaboração de estratégia para atingir objetivos;
  • Melhoria da gestão do tempo;
  • Retomada do poder de aprender, que é a essência do Coaching.

Fonte: http://bit.ly/2jix2v3

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt