Entenda a importância dos treinamentos presenciais

 em Gestão, Liderança, Motivação, Negócios

Em um mercado em constante evolução, o investimento em treinamentos já faz parte da rotina das empresas, que sabem o quanto a capacitação de seus colaboradores é importante para alcançar uma alta performance e desempenho.

Com as facilidades que a tecnologia nos proporciona, os treinamentos virtuais também são bastante utilizados na capacitação de funcionários e podem, de fato, apresentar bons resultados.

Entretanto, os treinamentos presenciais mantém sua importância, já que neste tipo de treinamento o contato e a interação entre todos os membros de uma equipe e até mesmo entre equipes de diferentes setores, pode trazer ainda mais vantagens para a organização.

Neste artigo, o Netas mostra o porquê os treinamentos presenciais são importantes no desenvolvimento de equipes de sucesso e também devem fazer parte das estratégias do seu RH. Confira!

Promove a integração

Dentre as principais vantagens de um treinamento presencial, podemos destacar a integração entre os membros.

Muitas vezes, durante o dia a dia de trabalho e o fluxo de tarefas, pode ser difícil fazer com que os membros de uma equipe interajam entre si e conheçam seus pontos fortes e fracos. Algo muito importante para a construção de um time.

Em um treinamento presencial, essa integração é facilitada, já que no decorrer da capacitação podem haver dinâmicas e demais atividades em grupo, além de apresentações.

Estimula o trabalho em equipe

Nada melhor para estimular o trabalho em equipe do que fazer com que seus membros interajam e solucionem desafios em conjunto, certo? E um treinamento presencial isso é totalmente possível.

Ao conhecer melhor seus colegas de trabalho e terem que desenvolver atividades em grupo, os colaboradores passam a valorizar ainda mais o trabalho em equipe, sabendo que podem contar com os conhecimentos e habilidades de seus parceiros para o alcance do resultado final.

Os treinamentos presenciais além de fortalecer o espírito de equipe, ainda aumentam a motivação e engajamento dos funcionários, que desejam colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Facilita a troca de conhecimento

Em treinamentos presenciais é mais fácil para os colaboradores tirarem suas dúvidas e exporem suas opiniões e vivências, propiciando a troca de conhecimento entre eles.

Isso é muito importante, pois ajuda os membros a assimilarem o conteúdo passado, trazendo-o para a realidade da empresa e de suas funções.

Essa comunicação e troca de conhecimento pode, inclusive, gerar muitos insights para os times e seus líderes, ajudando-os a melhorar a execução dos processos, resultando em uma maior produtividade e eficiência.

Ajuda no foco e disciplina

Segundo o Netas, mesmo que os treinamentos online sejam uma boa alternativa para determinadas situações, os treinamentos presenciais se destacam por ajudar no foco e disciplina do participante. Isso porque durante a aula presencial, o colaborador está dedicado inteiramente a ela.

Já em um treinamento online, acontecer do participante estarfazer outras tarefas ao mesmo tempo, o que atrapalha na absorção do conteúdo.

Além disso, muitas pessoas ainda têm dificuldade em estabelecer uma rotina de estudos e ter a disciplina necessária para a realização do curso, procrastinando essa tarefa com frequência.

Em um treinamento presencial, o funcionário precisa se comprometer a estar no local e horário agendados, não podendo deixar a aula para depois, o que acaba sendo mais produtivo para ele e para a empresa.

Proporciona experiências práticas

Muitas competências e habilidades desejadas pelas empresas, como: resiliência, proatividade, comunicação, tomada de decisão, dentre outras, são conquistadas por meio da prática. E nem sempre um funcionário já teve a oportunidade de vivenciar determinadas situações.

“Neste ponto, podemos destacar os treinamentos vivenciais, que além de trazer todos os benefícios de um treinamento presencial, ainda faz com que os membros de sua equipe superem desafios e, assim, descubram o seu poder.” Destaca Fabio Abate consultor do Netas.

Portanto, ao planejar um treinamento presencial, lembre-se sempre de customizá-lo para a realidade de sua empresa.

Por meio das atividades práticas, ofereça a oportunidade de seus funcionários vivenciarem situações similares às do seu setor e as resolverem de acordo com as diretrizes da organização.

Deste modo, eles poderão trazer todo o aprendizado adquirido para o dia a dia de trabalho, conquistando resultados cada vez mais eficazes.

Link: https://bit.ly/2QnqYkO

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt