Confira 18 dicas para alcançar a inteligência emocional no trabalho

 em Comportamento, Saúde

Orientações de especialista visam ajudar na tomada de decisões, atividades em equipe e gerenciamento de conflitos

Lidar com cobrança e pressão é comum no ambiente de trabalho. Para evitar estresse, a inteligência emocional pode ajudar na tomada de decisões, no trabalho em equipe, além do gerenciamento de conflitos e situações adversas no ambiente profissional — o que pode impactar em maiores níveis de desempenho e de satisfação com o trabalho.

Confira 18 dicas de como alcançar a inteligência emocional no trabalho e tornar sua vida profissional mais agradável:

1- Faça uma análise honesta sobre como você lida com mudanças, com situações em que você é contrariado ou quando tem de dizer não.

2- Amplie a percepção de suas próprias emoções. Observe como você está se sentindo ao longo do dia e a influência destes sentimentos nas suas decisões e ações. Questione-se: como minhas emoções contribuíram para que eu reagisse bem às demandas que tive hoje?

3-  Identifique questões que você gostaria de desenvolver a partir de suas observações. Por exemplo: você pode se dar conta de que precisa aprimorar sua capacidade de lidar com a pressão relacionada ao excesso de atividades diárias.

4- Mapeie as estratégias que você usou para enfrentar situações em que você sentiu muito medo, raiva, nojo ou tristeza. Você saiu de perto para não “explodir”? Você respirou fundo e falou sem se exaltar? O que já funcionou para que você enfrentasse bem uma situação difícil?

5- Adote hábitos que ajudem a manter seu equilíbrio emocional, como atividades físicas, hobbies, acompanhamento com psicóloga(o).

6- Comprometa-se com aquilo que você realmente deseja mudar. Busque ajuda profissional. Se for necessário pedir desculpas a um colega, tente mostrar o que já fazendo para melhorar.

7- Permita-se ter tempo para refletir e planejar as decisões mais importantes do seu dia. Talvez, seja necessário defender a importância dessa etapa para o alcance dos objetivos quando você trabalha com pessoas apressadas.

8- Mantenha o foco nos seus objetivos de longo prazo para saber escolher o que realmente é importante e para evitar conflitos desnecessários no curto prazo. Controle sua impulsividade.

9- Reserve tempo para ouvir mais atentamente seus colegas de trabalho, buscando identificar e lidar com as emoções deles antes do surgimento de maiores conflitos ou tensões.

10- Preste atenção na comunicação não verbal para saber se você está diante do cenário ideal para propor uma ideia ou fazer um comentário. Isso pode impactar sua persuasão e capacidade de influenciar os demais.

11- Antes de agir, examine como suas ações podem afetar os outros. Se possível, consulte as pessoas impactadas para pensar em alternativas de como lidar com os efeitos de sua decisão.

12- Procure corrigir seus erros, assumindo com humildade o que aconteceu. Tentar repassar a responsabilidade ou disfarçar a situação não costuma ser a opção mais madura.

13- Concentre-se em buscar alternativas para a resolução dos problemas. Afinal, nem sempre é possível fugir dos conflitos. Evite envolver-se em fofocas.

14- Reconheça a contribuição de seus colegas no trabalho realizado e estimule-os a compartilhar suas sugestões. Isso pode aumentar a motivação na sua equipe.

15- Ofereça ajuda e compartilhe seu conhecimento com aqueles que te cercam. Essa é uma ótima forma de fortalecer relacionamentos no ambiente de trabalho.

16- Aproxime-se das pessoas que você admira. Ter uma fonte de inspiração por perto pode potencializar a expressão de suas competências e habilidades.

17- Solicite orientações para pessoas de sua confiança. Reflita sobre eventuais críticas construtivas que você receber. Um bom tópico a ser abordado é a comunicação. Você pode perguntar se tem conseguido se expressar de maneira calma, clara e objetiva.

18- Analise  os aspectos positivos do seu trabalho. O que te deixa empolgado, entusiasmado e disposto a encarar desafios? Invista mais nessas atividades.

Link: https://bit.ly/2z8UxPs

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt