Como desenvolver lideranças na sua empresa?

 em Gestão, Liderança

Bons líderes são capazes de engajar os colaboradores para alcançar objetivos organizacionais

A capacidade de liderança está entre as principais competências desejadas pelas empresas. Ao contrário dos modelos tradicionais, os líderes que vêm transformando os negócios possuem características colaborativas. Influenciando comportamentos e pensamentos, a liderança compartilha informações, mostra o caminho e acompanha os funcionários na jornada de crescimento das organizações e das suas carreiras.

Para construir lideranças significativas, as empresas têm investido na formação e na transmissão dos seus valores e cultura organizacional. Dessa forma, os líderes se tornam capazes de engajar os seus liderados nos processos internos e nos objetivos corporativos, aprimorando as operações e melhorando o ambiente de trabalho.

Segundo os especialistas, há características essenciais que configuram uma liderança positiva, como transparência na comunicação, flexibilidade na resolução de problemas e empatia no relacionamento com os colegas de trabalho. Além disso, um bom líder deve entender que seus comportamentos servem como exemplo e encontrar formas de estimular o engajamento dos colaboradores nos projetos da empresa.

Visando a construção de um ambiente capaz de impulsionar o desenvolvimento de líderes, a Robert Half, empresa especializada em recrutamento e seleção, sugere que as organizações sigam três passos:

Educação Corporativa

Estimular a capacidade de liderança dos colaboradores é uma das medidas mais importantes, mas também é fundamental investir na capacitação para que todos saibam quais são os valores da empresa, a sua visão para o futuro e as suas regras. Além disso, as organizações devem trabalhar competências técnicas, tecnológicas, comportamentais e estratégicas.

Satisfação no trabalho

Ambientes de trabalho saudáveis aumentam o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Para isso, é importante criar sistemas de feedbacks, mostrando reconhecimento de desempenho e incentivando melhorias, e investir em políticas de bonificação e premiação. O objetivo dessas medidas é aumentar a satisfação do colaborador, o que melhora a retenção de talentos.

Comunicação transparente

Conforme apontado pela Robert Half, é fundamental que a comunicação entre gestores e colaboradores seja clara para o sucesso da empresa. A transparência nas relações gera confiança, estimula a construção de relacionamentos positivos e aumenta o engajamento das equipes. Seguindo essas dicas, as empresas serão capazes de desfrutar de um ambiente saudável e propício para o desenvolvimento de líderes. Apostar em uma cultura organizacional que valoriza os colaboradores impulsiona carreiras e otimiza os resultados dos negócios.

Link: https://bit.ly/2QTHkCm

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt