A imagem de um gestor pode atrapalhar os negócios de uma empresa?
Espelho
Quando se trata do assunto liderança é importante que os profissionais saibam analisar qual a sua verdadeira “imagem como líder de uma equipe. É comum vermos por aí prefeitos, governadores e outros líderes públicos, líderes sociais, que acabam sucumbindo, acabam fazendo péssimos mandatos porque se deixam cercar apenas por bajuladores, por pessoas que referendam os maiores absurdos que esses líderes tentam praticar.
Ilusão
Da mesma maneira, no mercado corporativo, há gestores acham estar fazendo a melhor gestão, que são um exemplo de liderança, mas que no fundo, não tem sequer o apoio da minoria dos funcionários da empresa nas atitudes que tomam. O problema está na maneira pela qual esse gestor tenta descobrir a sua verdadeira imagem perante a empresa. Imagine se o líder de uma equipe resolve fazer uma pesquisa entre os funcionários pedindo que sejam sinceros e falem exatamente como avaliam o desempenho dele enquanto gestor. E ainda, ele promete garantir o anonimato para todos os funcionários.
Hipocrisia
Acontece, porém, que este mesmo gestor costuma ter atitudes revanchistas, de vingança contra quem, algum dia, tentou desafiar a sua autoridade. É evidente que os funcionários, temerosos de uma possível retaliação, vão preferir fazer o jogo da hipocrisia. Eles fingem que o chefe é bom e deixam que ele acredite. E o que é pior, o chefe acha que, como se diz por ai, está abafando. E realmente ele está. Está abafando a motivação, está abaixando a pró-atividade da sua equipe, ou seja, a imagem dele está destruindo qualquer possibilidade da empresa crescer e ter novos negócios.
Luciano Salamacha
Fonte: https://bit.ly/2P7hV5B