10 aspectos da inteligência intrapessoal para Empreendedores

 em Carreira, Comportamento, Liderança, Motivação

Diante de tudo o que temos percebido nos últimos anos, o desenvolvimento da Inteligência Intrapessoal colabora muito para o cotidiano do empreendedor, principalmente no início da sua jornada.

Diante do mercado tão competitivo que temos atualmente, o empreendedor moderno precisa desenvolver algumas habilidades que estão relacionadas à sua inteligência intrapessoal. Por este motivo, resolvi escrever sobre os 10 aspectos desta inteligência que os empreendedores devem desenvolver para que possam alcançar a excelência.

Diante de tudo o que temos percebido nos últimos anos, estes aspectos colaboram muito para o cotidiano do empreendedor, principalmente no início da sua jornada.

Primeiramente, precisamos definir Inteligência Intrapessoal.

É a capacidade de compreensão de si mesmo enquanto indivíduo observando qualidades, defeitos, competências, valores, etc. Diante deste autoconhecimento, há a condição de tomar decisões mais satisfatórias para a própria vida. De forma sintética, Howard Gardner, em sua obra Estruturas da Mente afirma que

“o conhecimento intrapessoal permite descobrir e simbolizar conjuntos complexos e altamente diferenciados de sentimentos”.

Estruturas da mente é a obra principal de Gardner sobre a sua Teoria das Inteligências Múltiplas.

1) Ser em vez de Ter

Vivemos em uma sociedade muito fundamentada no TER. As aparências contam mais que a essência. Mas esta realidade está em xeque, principalmente na visão de empresas mais modernas. O SER está tomando uma proporção mais significativa. Estas empresas estão começando a entender que sua imagem conta mais que os lucros que recebem. Com uma imagem manchada, os lucros acabam se esvaindo.

José Carlos Magalhães Neto, Gestor de Ações da Tarpon, menciona que Ética nas empresas

“é uma precondição de vida. É quase que o oxigênio para o novo mundo que vem aí”.

2) Esteja de olho no futuro, não no passado

Ficar lembrando daqueles acontecimentos que nos prejudicaram, daquele negócio que não deu certo, do patrão que me demitiu… nada disso ajuda no nosso desenvolvimento.

Sem dúvida, passamos por situações negativas. Todos nós passamos por isso. E, muitas vezes, dói um bocado. Aproveite o momento pra sofrer e chorar. Temos este direito. Mas se prepare para as próximas batalhas e deixe essa guardada. Já passou! Bola pra frente!

O que não pode é ficar lamentando eternamente o emprego que perdi, a empresa que faliu, o casamento que se acabou ou qualquer outro fato desagradável.

Pessoas com inteligência intrapessoal sabem que desafiar os limites e passar por fases de atribulação fazem parte do processo. Como dizia Friedrich Nietzsche:

“Não há nada que deprima mais o ser humano (mais depressa) do que a paixão do ressentimento”.

Olhar para o futuro nos ajuda, dentre muitos aspectos, a encontrar oportunidades. Escrevemos sobre isso em nosso post Empreendedores de olho no futuro. Leia o post completo em https://simplexonline.com.br/empreendedores-de-olho-no-futuro/ 

3) Não viva reclamando
Reclamar só piora a situação. Não escreverei muito sobre o assunto já que a Consultora Sandra Bertotti o fez de forma brilhante. Consulte o material em https://www.linkedin.com/pulse/reclamar-%C3%A9-re-clamar-clamar-para-que-aconte%C3%A7a-de-novo-bertotti/ 

4) Seja uma pessoa positiva
Vou utilizar um dos pensamentos do célebre físico Albert Einstein para descrever esta habilidade:

“A vida é como jogar uma bola na parede:

Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;

Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;

Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;

Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.

Por isso, nunca “jogue uma bola na vida” de forma

que você não esteja pronto a recebê-la.

A vida não dá nem empresta;

não se comove nem se apieda.

Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir

aquilo que nós lhe oferecemos.”

Acredito que este pensamento deixe bem claro o que pretendo compartilhar com você! Se você é uma pessoa negativa, apenas atrairá outras pessoas negativas e eventos negativos. Foi você quem pediu! Não adianta culpar o destino, Deus, seus pais ou qualquer outra pessoa ou situação. A culpa é sua!

Aprenda a ter pensamentos positivos que isso ajudará em muitos aspectos. Ninguém gosta muito de viver perto de alguém que emana negatividade. Por outro lado, em geral, as pessoas gostam de conviver com pessoas positivas.

5) Aprenda a dizer NÃO!

Você é daquelas pessoas que quer agradar todo mundo? Se você é assim, então tens um grande problema!

Você apresenta dificuldades de dizer não? Então, possivelmente você acaba sofrendo de estresse, fadiga e depressão.

É um desafio aprender esta lição. Mas é extremamente necessário. Dizer “NÃO!” na hora certa é uma habilidade que precisa ser desenvolvida nas pessoas que querem obter sucesso.

Acreditar que você vai agradar a todos é um erro que pode custar muito caro!

Jean-Jacques Rousseau, filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço era muito enfático neste aspecto. É célebre a sua frase:

“Quem quer agradar a todos, não agrada ninguém!”.

Não pode, não faça! A lição é simples, apesar de não ser tão simples aprendê-la.

6) Compreenda e aceite seus pontos fracos.
Todos nós, sem exceção, temos pontos fracos, limitações e medos que ainda não dominamos.

O primeiro passo pra vencer tudo isso é aceitarmos essas condições.

Depois de aceitarmos, veremos que fica mais fácil de melhorarmos e, quando isso ocorrer, perceberemos que mais oportunidades aparecem!

Pode ter certeza que sei que é difícil modificarmos nossos pontos fracos, limitações e medos. Mas é perfeitamente possível. É difícil, mas traz resultados extraordinários.

7) Equilibre emoção e razão
Tanto razão como emoção são importantes para nossas vidas. Mas precisamos equilibrar estes dois aspectos.

Por este motivo, existem três regras que são amplamente divulgadas:

“Não prometa nada quando estiver feliz; não responda nada quando estiver irritado; não decida nada quando estiver triste”.

Não sei ao certo quem primeiro proferiu esta frase. Mas ela traz um ensinamento profundo acerca de razão e emoção.

Todo empreendedor que souber equilibrar razão e emoção pode gerar resultados muito mais significativos uma vez clientes compram, em geral, por uma emoção e procuram justificar esta compra com a razão. Esta é uma das chaves mais poderosas da economia moderna.

8) Mantenha o foco nos seus objetivos.
Empreender no mercado atual exige que tenhamos plena ciência de onde queremos chegar e estejamos dispostos a enfrentar os problemas que surgirão no caminho.

Como empreendedor, nossa caminhada nem sempre é fácil. Mas se mantivermos o foco no nosso objetivo, ultrapassaremos todos os obstáculos com genialidade. Com foco, sempre encontraremos uma solução para todos os problemas que surgirem.

9) Mantenha a regularidade
Esse é um dos aspectos onde muitos empreendedores falham!

Regularidade é quem vai te ajudar a se manter no mercado. E quando menciono regularidade, coloco sob a aspecto mais geral possível.

Ofereça qualidade sempre nos mesmos padrões. Caso não possa aumentar seu padrão de qualidade, permaneça no mesmo patamar, desde que esteja agradando seus clientes.

Se prepare constantemente para elevar os padrões de qualidade.

Esteja sempre trabalhando para manter a fidelidade dos seus clientes.

Cumpra sempre os horários.

Esteja sempre preparando seus produtos e seus serviços para seus clientes. Afinal, eles são os seus patrões.

Enfim… Mantenha-se sempre no caminho de fidelizar cada vez mais seus clientes, aumentando o valor da sua marca.

10) Desenvolva confiança em si mesmo.
Se você não confia em você mesmo, seu empreendimento acabou antes mesmo de começar.

Ralph Waldo Emerson, famoso escritor, filósofo e poeta norte americado escreveu o seguinte:

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso!”

Espero que estas informações possam ajudar aos empreendedores, principalmente no início das suas jornadas.

E uma última informação: Inteligência Intrapessoal é uma das inteligências componentes da Inteligência Financeira, como descrevemos em nosso e-book sobre o assunto. Visite o post sobre Inteligência Financeira clicando em https://simplexonline.com.br/desenvolvendo-a-inteligencia-financeira/ .

Link: https://bit.ly/2DDnF4q

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

QUEREMOS CONHECER SEU PROJETO!
Solicite nosso contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt